Estas são algumas emoções tóxicas que o impedem de ser feliz
20/11/2021

PUBLICIDADE

Nada oprime mais que conviver diariamente com emoções que não lhe permitem ter harmonia.

Em março deste ano, passei por uma situação que nunca havia experimentado. Sempre tive a sensação de estar ansiosa, mas jamais foi algo de maior importância. No entanto, nesse mês as coisas mudaram radicalmente e sem aviso.

Um dia, no início daquele mês, simplesmente me senti muito mal, nervosa e como se estivesse em perigo.  As pernas tremiam, suava e me sentia sempre nervosa e alerta.

Além disso, tinha taquicardia e chorava do nada e por nada. O pior é que assim como vinham essas sensações, elas iam e isso me estava amargando a existência.

PUBLICIDADE

Eu me sentia completamente desgastada.

Jamais me havia sentido assim e estava desconcertada. Lendo um pouco meus antigos livros de psiquiatria e outras publicações, encontrei a resposta ao que estava vivendo.

Tinha que procurar alguém mais que me ajudasse a determinar se isso era o que eu estava passando. Logo depois de algumas conversas, confirmou-se o que suspeitava:  eu tinha ansiedade e ataques de pânico.

Foi terrível esse diagnóstico. Por falar com outras pessoas, eu já sabia que viver com essas emoções podia chegar a ser desastroso e até incapacitante.

Eu devia fazer algo que me ajudasse e me neguei a tomar medicamentos. Deparei-me com um tratamento natural e isso foi o que eu fiz.

Comecei a praticar meditação, falei com uma coach de vida que me orientou e ofereceu soluções.

PUBLICIDADE

Comece a fazer as mudanças recomendadas e em pouco tempo consegui ter de novo o controle da minha vida.

Não foi fácil, mas hoje estou melhor, sei como me controlar. Não nego que às vezes me sinto mal, porém, ter um diagnóstico e as ferramentas para combater o problema me ajudam a ter controle sobre minhas emoções.

O que são as emoções tóxicas?

São todas e cada uma das emoções que lhe roubam a paz e a harmonia.

Vejamos, todos temos emoções positivas e negativas. Alegria, raiva, medo, tristeza, júbilo, surpresa e nojo são emoções. Algumas são agradáveis e outras não.

Todos sentimos tais emoções,  o problema surge quando as que consideramos desagradáveis  se tornam crônicas e nos roubam a capacidade de ter tranquilidade.

Há uma lista muito longa de emoções nocivas que é bom que você conheça para que as possa enfrentar.

PUBLICIDADE

São elas:

1 Angústia tóxica

É normal sentir angústia em momentos de pressão e mudanças imprevistas.  O problema surge quando se torna crônica e fica difícil se desfazer dessa emoção incômoda.

A melhor maneira de se sentir no controle é ter em mente que nenhuma situação é para sempre. Lembre-se de que é o dono de sua vida e que existem coisas que você pode mudar, outras você simplesmente aceita e segue vivendo um dia de cada vez.

2 Apego crônico

O apego é uma emoção natural quando se sente afeto por algo ou alguém. O problema surge quando  se torna difícil viver longe dessa pessoa e você se torna dependente de sua presença.

Isso o torna susceptível de ser manipulado e usado, incapaz de tomar decisões por si mesmo.

Para superar o apego tóxico, o que você deve fazer é 

PUBLICIDADE

começar a trabalhar em o amor-próprio. Deve se colocar como prioridade em cada parte de sua vida.

Pouco a pouco, desafie-se com metas e tome suas próprias decisões. Mas, talvez, o mais importante é que retire do seu vocabulário o "não posso". Lembre-se: você sempre pode.

3 Ansiedade tóxica

Esta emoção é opressora, porque é como se estivesse em  perigo constante ante algo que não vê.

Você sentirá medo, insegurança, e ainda será complicado dormir e se concentrar em suas atividades cotidianas.

Combater essa emoção negativa é simples. O que deve fazer  é prestar atenção a quais são os eventos que desencadeiam a angústia.

Também pode fazer exercícios 3 vezes por semana para ajudar seu corpo a alcançar uma descarga ótima de endorfinas. Também é uma boa ideia rodear-se de pessoas que o recarguem de boas energias.

PUBLICIDADE

4 Inveja

Nada é mais terrível que cobiçar o que é dos outros. O problema é focar no alheio e se negar a ver as coisas boas da vida.

Essa horrível emoção você tira de sua vida sendo alguém que agradece diariamente por todas as coisas que tem. Isso o ajudará a ver que você é mais afortunado do que pensa.

5. Insatisfação crônica

A sensação de estar insatisfeito com o que se consegue é um tipo de impulso para melhorar. O problema é quando se passa de ocasionalmente insatisfeito a insatisfeito a cada segundo do dia.

Estar insatisfeito o leva ao perfeccionismo. E isto, por sua vez, leva-o a não terminar nada. A razão é que – do seu ponto de vista – tudo o que você faz não é bom.

Para controlar essa emoção, o que deve fazer é baixar um pouco suas expectativas.

PUBLICIDADE

Além disso, ajudará muito deixar de pensar em agradar aos outros.

6 Raiva

Sentir raiva é normal. Quando bem direcionada, a raiva leva a superar problemas. No entanto, quando se perde o controle, pode-se chegar à violência.

Uma boa maneira de controlar-se é lembrar que  você escolhe o que o faz perder o controle. Você pode escolher de que maneira enfrentará o que o perturba, sempre por seu próprio controle.

7 Medo

Essa emoção pode incapacitá-lo a ponto de deixar de fazer coisas somente por medo.

Só irá superar quando enfrentar aquilo que você teme. Acredite em mim, é mais fácil do que pensa, apenas assuma o controle, você tem o poder.

8 Vergonha crônica

É a sensação de estar continuamente fazendo algo ridículo e não ser aceito.

PUBLICIDADE

  Subjacentemente, é o medo do abandono e uma profunda insegurança.

O problema é que o medo de passar vergonha paralisa e o impede de alcançar suas metas.

Aprenda a rir de suas falhas, corrija seus erros e siga em frente. Esta é uma excelente técnica para deixar de sentir-se "pouca coisa", o que você não é.

9 Ciúmes crônicos

Sentir ciúmes vem de um profundo problema de insegurança e baixa autoestima. É um constante temor de que alguém "melhor" apareça na vida de quem você ama e "roube" o ser amado de você.

Por trás dessa emoção tóxica está a sensação de ameaça e de perda do controle.

Você deve compreender que uma pessoa estará com você somente se quiser, não porque você a obriga. Isso muitas vezes escapa de seu controle.

Procure sentir-se segura de quem você é.

PUBLICIDADE

Isso será algo que irradiará e lhe dará segurança. Tenha em mente que se alguém lhe engana, quem perde não é você.

Só me resta dizer que em você mesmo está todo o poder que necessita para controlar essas emoções desgastantes. Abra sua mente para as mudanças e notará a diferença.

PUBLICIDADE

AD
Artigo