Manchas roxas inexplicáveis que aparecem no corpo. O que pode ser...
21/11/2023

PUBLICIDADE

Sempre que a gente se depara com hematoma (doendo ou não), nos questionamos de onde surgiu.  Normalmente, sabemos de onde veio aquela contusão, porque lembramos da batida,  mas e aquelas contusões que aparecem do nada?

Manchas roxas que surgem na pele sem traumas devem ser avaliadas por especialistas.
É bastante comum que após um trauma ou uma queda apareçam manchas roxas na pele. Esses sinais costumam surgir quando há um extravasamento do sangue após o rompimento dos vasos sanguíneos. 

Quando surgem "do nada”, merecem atenção, porque podem indicar problemas de saúde mais graves. 

Algumas causas dos hematomas “espontâneos” que merecem atenção. 

Problemas de coagulação

PUBLICIDADE

As manchas arroxeadas podem indicar algum problema na coagulação sanguínea. Entre eles, destaca-se a hemofilia, que é uma doença genética que provoca a dificuldade do organismo realizar a coagulação.

Doenças infecciosas
Problemas de saúde como dengue, HIV, hepatites virais, leishmaniose, tuberculose e febre amarela podem interferir na produção das plaquetas, ou  contribuir com a sua destruição, havendo risco de surgirem hematomas na pele.

Deficiências de vitaminas
A falta de vitamina C ou K também leva ao surgimento de hematomas. Esses nutrientes ajudam na coagulação do sangue. Quando estão em falta , os vasos sanguíneos tendem a ficar mais frágeis, rompendo mais facilmente e causando sangramentos.

PUBLICIDADE

 

Fragilidade vascular
Os hematomas também surgem quando há uma fragilidade vascular, quando os vasos sanguíneos estão mais enfraquecidos e se rompem mais facilmente. Dessa forma, há sangramentos sob a pele, provocando manchas roxas.

Uso de alguns medicamentos
Quem usa medicamentos anticoagulantes (AAS/aspirina) pode ficar mais suscetível a sangramentos e hematomas.

Púrpura senil
Muito comum que os idosos tenham aquelas manchas avermelhadas e/ou arroxeadas na pele. Conhecidas como púrpura senil,  são mais frequentes em pessoas com mais de 65 anos, com perda de tecido subcutâneo, fragilidade vascular e que usem anticoagulantes. Costumam aparecer nas mãos, antebraços, pernas e punhos.

PUBLICIDADE

 O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. É preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).

“A gravidade e a frequência são importantes: pacientes com manchas generalizadas e/ou com grande volume de sangue sob a pele e frequentes podem ser mais propensos a ter sangramentos. É preciso se atentar quando há 5 ou mais lesões com mais de 1 cm de diâmetro ou de aparecimento súbito."

PUBLICIDADE

AD
Artigo