O aneurisma cerebral é a dilatação da parede de um vaso sanguíneo (artéria) no cérebro. A condição pode gerar sequelas graves caso haja ruptura, como um acidente vascular cerebral (AVC). Apenas um pequeno número desses aneurismas causa sintomas, normalmente decorrentes de seu crescimento e/ou ruptura. Os mais comuns são visão dupla, perda de visão e dor de cabeça.
É uma doença multifatorial, ou seja, existem diversos fatores de risco conhecidos que contribuem para a formação da doença. Pessoas com histórico familiar da doença têm maior probabilidade de desenvolvê-la. O tabagismo, a hipertensão arterial, o uso de drogas ilícitas, o abuso de álcool e algumas condições genéticas, como a síndrome dos rins policísticos também são fatores conhecidos.
Fatores podem aumentar o risco do aneurisma:
Ser fumante
Ter pressão alta descontrolada
Fazer uso de drogas, especialmente cocaína
Consumo excessivo de álcool
Ter aterosclerose
Ter infecções sanguíneas específicas
Sintomas de aneurisma cerebral
Quando o aneurisma é pequeno, ele não costuma ter sintomas. À medida que vai aumentando é possível que ele comprima uma parte do cérebro e provoque certos sintomas, dependendo da região do órgão que foi afetada.
Os sintomas do aneurisma cerebral dependem da localização onde ocorreu a ruptura do vaso, se ele se rompeu e da parte do cérebro que está sendo comprimida.
De forma geral, os sinais incluem:
Visão dupla
Perda da visão
Dor de cabeça
Dor nos olhos
Dor no pescoço
Pescoço rígido
Náusea e vômitos
Perda de consciência
Confusão mental
Fotofobia
Convulsões
Caso a pessoa apresente dor de cabeça muito forte e repentina, com náuseas e vômitos, além de rigidez no pescoço e dificuldade nos movimentos do braço e perna, deve-se procurar imediatamente o serviço de emergência mais próximo, com o objetivo de agilizar toda a investigação diagnóstica de possível suspeita de ruptura de aneurisma cerebral.