Aneurisma cerebral - Reconheça os sintomas e saiba como prevenir
06/12/2023

PUBLICIDADE

O aneurisma cerebral é a dilatação da parede de um vaso sanguíneo (artéria) no cérebro. A condição pode gerar sequelas graves caso haja ruptura, como um acidente vascular cerebral (AVC). Apenas um pequeno número desses aneurismas causa sintomas, normalmente decorrentes de seu crescimento e/ou ruptura. Os mais comuns são visão dupla, perda de visão e dor de cabeça. 

É uma doença  multifatorial, ou seja, existem diversos fatores de risco conhecidos que contribuem para a formação da doença. Pessoas com histórico familiar da doença têm maior probabilidade de desenvolvê-la. O tabagismo, a hipertensão arterial, o uso de drogas ilícitas, o abuso de álcool e algumas condições genéticas, como a síndrome dos rins policísticos também são fatores  conhecidos. O envelhecimento também acaba sendo uma característica que influencia, já que há uma maior incidência em pessoas acima de 40 anos.

PUBLICIDADE

Fatores podem aumentar o risco do aneurisma:

Ser fumante
Ter pressão alta descontrolada 
Fazer uso de drogas, especialmente cocaína 
Consumo excessivo de álcool 
Ter aterosclerose 
Ter infecções sanguíneas específicas 

Sintomas de aneurisma cerebral

Quando o aneurisma é pequeno, ele não costuma ter sintomas. À medida que vai aumentando é possível que ele comprima uma parte do cérebro e provoque certos sintomas, dependendo da região do órgão que foi afetada. 

Os sintomas do aneurisma cerebral dependem da localização onde ocorreu a ruptura do vaso, se ele se rompeu e da parte do cérebro que está sendo comprimida. 

PUBLICIDADE

De forma geral, os sinais incluem:

Visão dupla
Perda da visão
Dor de cabeça
Dor nos olhos
Dor no pescoço
Pescoço rígido
Náusea e vômitos
Perda de consciência
Confusão mental
Fotofobia
Convulsões

Caso a pessoa apresente dor de cabeça muito forte e repentina, com náuseas e vômitos, além de rigidez no pescoço e dificuldade nos movimentos do braço e perna, deve-se procurar imediatamente o serviço de emergência mais próximo, com o objetivo de agilizar toda a investigação diagnóstica de possível suspeita de ruptura de aneurisma cerebral.

PUBLICIDADE

AD
Artigo