Unhas encravadas causam dor, vermelhidão e ardência nos cantos dos dedos.O desconforto ocorre no dedão e pode causar até dificuldades para caminhar e pode evoluir para um quadro infeccioso. pés, podem ocasionar até em dificuldade para utilizar sapatos.
Está sentindo aquele incômodo nos cantos das unhas e acha que o problema pode ser unha encravada?
Veja algumas dicas de como detectar e resolver o problema
A unha do pé encrava ocorre pelo formato da unha, o uso de sapatos apertados, genética, predisposição pessoal e corte errado quando a gente arredonda os cantinhos das unhas dos pés).
O sintoma é dor: a unha passa a incomodar dentro do sapato, sempre que apertamos o dedo, ao andar, ao calçar uma meia e, nos casos mais graves, com o simples toque do lençol.
Como tratar a unha encravada:
Você pode tentar amolecer a unha usando pomadas hidratantes, pomadas antissépticas à base de sulfadiazina de prata (desde que você não seja alérgico), cremes com ureia e colocar o pé afetado em um balde com água morna e sal, por 15 minutos ao dia. Antigamente era possível usar o permanganato de potássio, que deixa a água roxa, mas infelizmente esse produto foi proibido e não é mais facilmente encontrado nas farmácias.
Após amolecer, levante o canto que está encravado com uma pinça e coloque um pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele, para mantê-la elevada. Isso permite que a unha cresça para fora da pele e também permite que seja adequadamente cortada.
Para evitar esse desconforto:
Escolha o cortador de unha correto.
Respeite o formato da sua unha
Lixe as unhas
Não use sapatos muito apertados
Caso a unha esteja com pus, encrave com muita frequência ou persista encravada por muito tempo apesar do tratamento, também é importante a avaliação por um dermatologista, uma vez que pode ser necessária cirurgia