Os sinais e sintomas do câncer no colo do útero normalmente são observados quando o câncer já está em uma fase mais avançada. Um dos sintomas mais comuns do câncer de colo de útero é o sangramento vaginal ou corrimento vaginal com presença de sangramento logo após a relação sexual, após a menopausa ou de forma espontânea.
Outros sintomas podem aparecer:
Sangramento vaginal durante ou após as relações sexuais;
Sangramentos vaginais após a menopausa;
Sangramento excessivo durante a menstruação;
Dor durante as relações sexuais;
Sensação de peso na região entre o ânus e a vagina (períneo);
Nos casos mais avançados, os sintomas podem vir acompanhados de alterações urinárias ou intestinais.
Vale lembrar que no início, o câncer no colo do útero geralmente não apresenta sintomas.
Fatores de risco para câncer no colo do útero?
A causa do câncer de colo uterino não está totalmente definida. O principal fator de risco para o câncer no colo do útero é a infecção pelo vírus HPV, que pode ser transmitido sexualmente e pode ser prevenido. A infecção por HPV provoca modificações nas células do colo do útero que podem evoluir para câncer.
Há ainda outros fatores que podem aumentar as chances da mulher desenvolver esse tipo de câncer, tais como: ter muitos filhos, vários parceiros sexuais, início precoce da vida sexual, fumar, história de infecções sexualmente transmissíveis, ter mais de 40 anos de idade e tomar pílula anticoncepcional durante 5 anos ou mais.
Quanto mais cedo o câncer no colo do útero for detectado, maiores são as chances de cura. Por isso é muito importante visitar regularmente um ginecologista e fazer o papanicolau regularmente.