O que pode ser formigamento nas mãos, pés. 6 possíveis causas
25/11/2023

PUBLICIDADE

A preocupação com o formigamento deve começar a partir do momento em que ele se torna frequente e duradouro.

Se isso acontecer, você não deve ignorar, pois pode ser o sintoma de alguns problemas de saúde, como:

Deficiência de vitaminas e nutrientes
A deficiência de certas vitaminas, principalmente as do complexo B e E, pode provocar alterações nos nervos, o que ocasiona formigamentos em diversas partes do corpo, especialmente nas mãos e nos pés. O tratamento pode ser feito por meio de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes ou até mesmo com a ingestão de polivitamínicos.

Síndrome do túnel do carpo
É uma das principais causas do formigamento. Acontece quando o nervo mediano da palma da mão é pressionado na região do punho. Pode causar dormência noturna nas mãos, sensação de inchaço nos dedos e dificuldade para segurar objetos pequenos.

PUBLICIDADE


Existem exercícios para  aliviar o incômodo, mas a única maneira de garantir a cura é por meio de cirurgia que diminui a pressão nesse nervo.

Diabetes descontrolada
Se os níveis de açúcar estiverem muito altos, por muito tempo, pode surgir pequenas lesões nos nervos de várias partes do corpo, causando formigamento nas mãos, braços, pernas ou pés.

Alterações na circulação
São causadas por doenças circulatórias nas artérias e veias. Costumam atingir as pernas e os pés, provocando formigamento e intensas dores nessas regiões.

Pressão nos nervos
Os nervos dos braços saem da medula, passam pela coluna e chegam até as mãos e os dedos. Ao longo do caminho, podem ser pressionados por tumores, infecções ou vasos sanguíneos dilatados devido a hérnias de disco, osteoartroses da coluna ou pelas estenoses do canal vertebral, o que pode causar intenso formigamento nas mãos.

PUBLICIDADE

AVC
Apesar de ser uma situação rara, um dos primeiros sintomas do AVC é a sensação de formigamento nos braços ou nas mãos. Outros sintomas comuns desse problema incluem a falta de força em um dos lados do corpo e dificuldades na fala e nos movimentos. 

É importante que, independentemente da causa e da intensidade do formigamento nas mãos e pés, um médico deverá ser consultado. 

PUBLICIDADE

AD
Artigo