O Ácido úrico é uma substância natural do corpo humano, formado após a digestão de proteínas, quando ocorre a quebra de moléculas de purina (tipo de proteína presente em vários alimentos). Após a realização desse processo, parte da substância é eliminada pelos rins por meio da urina, outra parte permanece na corrente sanguínea.
SINTOMAS DO EXCESSO DE ÁCIDO ÚRICO
O maior deles é dor nas articulações, que normalmente apresentam inchaço e uma vermelhidão na mesma região. Quase sempre as dores são intensas principalmente nos pés, joelhos, tornozelos, calcanhares e cotovelos.
Receitas para diminuiro o ácido úrico
Suco de limão com cenoura e agrião
Ingredientes
1/2 xícara de folhas de agrião
2 colheres de sopa de cenoura ralada
Modo de preparo
Amasse as folhas de agrião, misture com a cenoura, o suco de limão e o mel. Cubra com um pano e deixe descansar por 6 horas. Coe, espremendo bem, e tome 1 colher de sopa a cada 5 horas.
Suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião
Ingredientes
80 g de beterraba
80 g de cenoura
80 g de pepino
20 g de agrião
Modo de preparo
Passe cada um dos ingredientes pela centrífuga e beba o suco em seguida, para que não perca suas propriedades medicinais. Tome diariamente pela manhã, em jejum, e após 3 semanas repita a análise ao sangue para verificar o efeito sobre a redução do ácido úrico.
Quando o ácido úrico está alto, o melhor caminho é mudar a alimentação. O equilíbrio na hora de comer vai contar bastante para que a pessoa consiga ajudar o organismo não acumular ácido úrico. Além de cuidar da alimentação, ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia.
Alimentos que aumentam o ácido úrico:
Salmão, marisco, atum e camarão
Aveia
Pizza
Carnes vermelhas
Açucar
Álcool