Como eliminar frieiras com tratamento caseiro...ver mais
20/11/2023

PUBLICIDADE

Frieira ou pé de atleta é uma infecção causada por um fungo chamado Tricophyton, que normalmente lesiona a dobra entre os dedos dos pés.

É sabido que o fungo é oportunista, tem preferência por ambientes quentes e úmidos como sapatos fechados. Piscinas, vestiários fechados, lava pés são locais em que é mais fácil ter contato com este fungo.

 O fungo que causa a frieira é mais comum se desenvolver entre os dedos dos pés, mas pode afetar a lateral e a região da planta do pé, além de outras regiões do corpo como a virilha.

Tratamento caseiro:

1. Vick Vaporub

Passe um creme mentolado, como Vick VapoRub, é um ótimo remédio caseiro para frieira, pois contêm óleo de eucalipto, mentol e cânfora. Esses agentes ativos todos têm ação antifúngica que ajudam a combate.

PUBLICIDADE

Passe no pé ou nas unhas afetadas, deixando no local sem limpar. Repita duas vezes por dia

2. Bicarbonato de sódio

Deixar o pé de molho no bicarbonato de sódio alivia a coceira e a ardência. Adicione duas ou três colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água morna em uma bacia. Deixe os pés de molho na água por pelo menos meia hora por dia.
Seria bom usar a mistura duas vezes por dia para melhorar os resultados.
Pode fazer também uma pasta de bicarbonato de sódio. Duas colheres de sopa de água com duas de bicarbonato e mexa bem. Passe no pé com um cotonete e deixe agir por 10 a 15 minutos. Em seguida, enxágue com água morna.

3. Vinagre

O vinagre tem ótimas propriedades antifúngicas.

PUBLICIDADE

Adicione meia xícara de vinagre com 2 litros de água morna e misture. Deixe os pés de molho por meia hora, fazer duas vezes por dia se puder.
Se fizer isso antes de usar a solução de bicarbonato de sódio, a combinação dos dois processos é ótima para combater fungos e será mais eficiente.

Como combater:
• Usar chinelos em chuveiros comunitários, vestiários, piscinas
• Secar entre os dedos dos pés após o banho (com toalha seca ou papel higiênico)
• Trocar meias e sapatos frequentemente
• Evitar calçados apertados
• Usar antitranspirante nos pés

PUBLICIDADE

AD
Artigo